SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue2Cognitive assisted assessment of children with learning disabilities and mental retardationDeaf children and their families: an overview author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

ANDRIOLA, Wagner Bandeira  and  CAVALCANTE, Luanna Rodrigues. Avaliação da depressão infantil em alunos da pré-escola. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 1999, vol.12, n.2, pp. 419-428. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79721999000200011.

A presente pesquisa teve por objetivo avaliar depressão em alunos da pré-escola através da Escala de Sintomatologia Depressiva para Professores (ESDM-P). A amostra foi composta por 345 alunos da pré-escola, com idade média de 5,6 anos (dp=0,96), de ambos os sexos. Com as respostas dos professores fornecidas à ESDM-P, foi organizado um banco de dados. As análises revelaram que 3,9% das crianças deste estudo apresentavam prevalência à depressão.

Keywords : Depressão infantil; avaliação psicológica; ESDM-P.

        · abstract in English     · text in Portuguese