SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue2Moral education for autonomyAn analysis of the psychosocial consequences of rural retirement benefits author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

VELOZ, Maria Cristina Triguero; NASCIMENTO-SCHULZE, Clélia Maria  and  CAMARGO, Brigido Vizeu. Representações sociais do envelhecimento. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 1999, vol.12, n.2, pp. 479-501. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79721999000200015.

A presente pesquisa visou a estudar as representações sociais das pessoas sobre a velhice, o idoso e o envelhecimento enquanto processo. Foram entrevistadas 37 pessoas (idade mínima de 52 anos e máxima de 92 anos). Estas pertenciam a três grupos residentes na cidade de Florianópolis: professores aposentados da UFSC; participantes de um programa da universidade da terceira idade (NETI) e residentes num centro para idosos. As entrevistas foram analisadas com ajuda de um software de análise quantitativa de dados textuais (Alceste). Os resultados apontam para três tipos de representação social do envelhecimento: a primeira é uma representação doméstica e feminina onde a perda dos laços familiares é central, a segunda tipicamente masculina apoia-se na noção de atividade, caracterizando o envelhecimento como perda do ritmo de trabalho, e a última mais utilitarista apresenta o envelhecimento como desgaste da máquina humana. A variável sexo esclareceu aspectos relevantes sobre as diferentes representações encontradas.

Keywords : Representações sociais; envelhecimento; velhice; idoso.

        · abstract in English     · text in Portuguese