SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue2An analysis of the psychosocial consequences of rural retirement benefitsThe reference and the psychotic thinking author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

PAIVA, Geraldo José de. Imaginário, simbólico e sincrético: aspectos psicológicos da filiação a novas religiões japonesas. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 1999, vol.12, n.2, pp. 521-535. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79721999000200017.

Com o auxílio das categorias lacanianas de imaginário e de simbólico, foram analisadas as falas de nove pessoas, brasileiros de origem católica, de ambos os sexos, sem ascendência oriental, filiados a novas religiões japonesas, com o objetivo de esclarecer se a filiação a uma nova religião implica, do ponto de vista psicológico, conversão ou sincretismo religioso. A análise permitiu identificar distintos caminhos individuais: alguns dos filiados demonstraram operar uma substituição do simbólico e, por isso, uma conversão religiosa; outros pareceram manter o simbólico original, acrescentando-lhe imaginariamente alguns elementos da nova religião, o que resultou em sincretismo religioso; alguns dos que se converteram trouxeram imaginariamente alguns elementos de sua antiga fé ao novo sistema simbólico, produzindo um novo sincretismo religioso.

Keywords : Conversão; imaginário; Psicologia da religião; simbólico; sincretismo.

        · abstract in English     · text in Portuguese