SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue3Feyerabend and the Aphorism "anything goes", the need to adopt multiple possibilities of the methodology in the construction of scientific theoriesOn recollections: a psychoanalytical approach to the structural limits of memory author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

SANTOS, Manoel Antônio dos. A constituição do mundo psíquico na concepção winnicottiana: uma contribuição à clínica das psicoses. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 1999, vol.12, n.3, pp. 00-00. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79721999000300005.

A importância da obra de Winnicott para a psicanálise vem sendo reafirmada nos últimos anos, junto ao seu interesse crescente para o campo das psicoses. O propósito do presente estudo é apresentar as bases teóricas dessa que é uma das abordagens mais fecundas para a compreensão do fenômeno psíquico, não apenas em condições patológicas, como em condições normais de desenvolvimento. Trata-se de um arcabouço conceitual que nos permite pensar a problemática resultante das organizações não edipianas do aparelho psíquico, cujas incidências na clínica contemporânea são cada vez mais freqüentes. Enfoca-se, sobretudo, a gênese da organização psicótica, em suas relações com a constituição do mundo interno e o papel estruturante do objeto e da experiência ilusória no desenvolvimento psíquico.

Keywords : Psicanálise; abordagem winnicottiana; objeto transicional; realidade psíquica; psicoses.

        · abstract in English     · text in Portuguese