SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue1Phonological awareness training in low socioeconomic status childrenDisequilibrium and co-regulation in teaching-learning situations: an analysis according to the concept of communicative action (Habermas) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

SISTO, Fermino Fernandes. Defasagem de desenvolvimento e transferência de aprendizagem construtivista. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2000, vol.13, n.1, pp. 25-32. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722000000100004.

Nesta pesquisa estudou-se a transferência de aprendizagem em conservação de massa para a conservação de líquido, considerando as variáveis idade, tipo de intervenção e resultados dos pós-testes imediato e retardado. Foram selecionadas 48 crianças não operatórias nas duas conservações, de cinco a sete anos, e construídos dois grupos aleatórios, sendo um submetido a aprendizagem por conflito cognitivo verbal, e o outro por conflito cognitivo com demonstração. Os resultados sugeriram que a idade teve influência na transferência, o quantum de aprendizagem teve ação apenas imediata e que as técnicas de conflito cognitivo não se diferenciaram. Assim, a transferência não atuaria pura e simplesmente, mas estaria ligada a certas condições do sistema cognitivo para dar apoio ao processo.

Keywords : Transferência de aprendizagem; conflito cognitivo; operatoriedade.

        · abstract in English     · text in Portuguese