SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue1Temporal displacement in development and transference of constructivist learningIssues about the relationship between perception and language author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972On-line version ISSN 1678-7153

Abstract

SIMAO, Lívia Mathias. Desequilíbrio e co-regulação em situação de ensino-aprendizagem: análise segundo o conceito de ação comunicativa (Habermas). Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2000, vol.13, n.1, pp.33-38. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722000000100005.

As situações de ensino-aprendizagem, tomadas da perspectiva de desenvolvimento implicam um entrejogo de ações verbais dos atores, dirigidas tanto às ações do outro ator como ao objeto de conhecimento. Nesta perspectiva são fundamentais o desequilíbrio e a co-regulação da interação, bem como a emergência de novos conhecimentos. O objetivo deste trabalho é explorar o conceito de ação comunicativa (Habermas) para descrever o desequilíbrio e a co-regulação cognitivas em uma situação de ensino-aprendizagem. Deste referencial, analisou-se um diálogo professora - aluna, buscando-se caracterizar cada ação verbal do diálogo de acordo com Habermas. A seguir, relacionou-se cada ação comunicativa com sua conseqüência para a interação, em termos de desequilíbrio ou co-regulação. Esta análise permitiu descrever a dinâmica das ações comunicativas que, através de sucessivos desequilíbrios e co-regulações, criaram condições para restruturação do campo semântico nos atores e para emergência de novos conhecimentos sobre o objeto.

Keywords : Ação comunicativa; desequilíbrio; co-regulação; interação professor-aluno.

        · abstract in English     · text in Portuguese

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License