SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue1Issues about the relationship between perception and languageSocial representations of justice for delinquent adolescents: new possibilities of research author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

SALES, Eliana da Mota Bordin de. O conceito de justiça distributiva relacionado às normas sociais escolares. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2000, vol.13, n.1, pp. 49-58. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722000000100007.

Este estudo investiga o desenvolvimento dos princípios de justiça distributiva, utilizado por crianças e adolescentes, em situação hipotética de distribuição de recompensa e compara a evolução do conceito de justiça distributiva com as noções de certo e errado emitidas por esses mesmos participantes sobre perguntas a respeito de normas sociais escolares. Examina as respostas que 90 crianças de terceira, quinta e sétima séries do Ensino Fundamental, de uma escola pública de Três Lagoas - MS, deram a perguntas e histórias-estímulo referentes às normas sociais escolares e ao conceito de justiça distributiva com algumas reflexões. Os resultados encontrados mostram que a criança primeiramente responde às questões guiada pelos resultados aparentes dos atos ou pela sua conformidade às regras e, posteriormente, avança para a análise das intenções; e observou-se um desenvolvimento progressivo da autonomia na passagem gradativa do princípio de igualdade para o princípio de eqüidade. Conclui-se que há evolução na utilização dos princípios de justiça distributiva, em diferentes idades e em cada sexo e que esta evolução é acompanhada da evolução de conceitos de certo e errado relacionados às normas sociais escolares.

Keywords : Psicologia; Desenvolvimento Sócio-moral; Justiça Distributiva; Igualdade; Eqüidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese