SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue1Social representations of justice for delinquent adolescents: new possibilities of researchContextual factors in the incidence of caring behavior among children author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

LORDELO, Eulina da Rocha; FONSECA, Ana Lúcia  and  ARAUJO, Mariana Lamêgo V.B. de. Responsividade do ambiente de desenvolvimento: crenças e práticas como sistema cultural de criação de filhos. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2000, vol.13, n.1, pp. 73-80. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722000000100009.

Investigou-se o ambiente doméstico, em termos de responsividade materna às demandas da criança, relacionada a atitudes em relação à maternidade e à criança. Quarenta e cinco mães e seus filhos, de uma área de favela urbana ou de bairros de classe média, foram entrevistadas e filmadas em suas casas, sobre questões relativas à maternidade e ao cuidado à criança. Um questionário investigando atitudes em relação à maternidade e à autonomia da criança foi também aplicado. A análise dos dados incluiu a construção de um escore de responsividade e o tratamento das respostas ao questionário para formar duas subescalas. Os resultados mostraram pouca diferença no grau de satisfação com a maternidade; em relação à autonomia da criança, houve diferenças estatisticamente significativas, relacionadas ao bairro de residência a ao nível de escolaridade. Os resultados são discutidos em termos da articulação entre práticas de cuidado à criança e sistemas culturais relacionados, e implicações desenvolvimentais.

Keywords : Responsividade; ambiente de desenvolvimento; estilos maternos; atitudes maternas.

        · abstract in English     · text in Portuguese