SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue1Responsiveness of the development environment: beliefs and practices as a cultural system of nurturing childrenHistoric-sociocultural premises about the Brazilian family in relation to sex and age author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

CARVALHO, Alysson Massote. Fatores contextuais na emergência do comportamento de cuidado entre crianças. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2000, vol.13, n.1, pp. 81-88. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722000000100010.

A partir de um referencial etológico, este estudo teve como objetivo investigar uma modalidade de comportamento pró-social, o comportamento de cuidado, entre crianças em diferentes ambientes institucionais. Foram sujeitos 30 crianças, provenientes de três instituições, distribuídas igualmente quanto ao sexo e na faixa etária de dois anos. Essas crianças foram acompanhadas por dois anos através de sessões observacionais com registro em vídeo, utilizando-se a técnica de observação do sujeito focal. Para a análise estatística foram utilizadas as técnicas CHAID (Detetor Automático de Interação Baseado em Qui-Quadrado) e ANOVA para medidas repetidas. Os resultados evidenciam a influência do contexto sócio-afetivo e dos arranjos ambientais sobre as variações do comportamento de cuidado entre as crianças. O tipo de estruturação das atividades assim como o nível de fatores de risco constituem elementos da organização ambiental que repercutem diretamente na freqüência e variações desse comportamento, indicando sua dependência dos fatores contextuais do ambiente.

Keywords : Comportamento de cuidado; interações entre crianças; etologia.

        · abstract in English     · text in Portuguese