SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue1Contextual factors in the incidence of caring behavior among childrenHealth care practices in family context: a comparative case study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

ASSMAR, Eveline Maria Leal; FERREIRA, Maria Cristina; NOVAES, Heliane  and  TOMAZ, Mariana. Premissas histórico-socioculturais sobre a família brasileira em função do sexo e da idade. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2000, vol.13, n.1, pp. 89-96. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722000000100011.

Segundo a abordagem etnopsicológica, as premissas histórico-socioculturais, que constituem crenças inquestionáveis consensualmente aceitas por um grupo social, desempenham papel chave na compreensão do comportamento individual. Apoiando-se nessa perspectiva, investigou-se a influência do sexo e idade no grau de adesão a premissas sobre a família brasileira. A amostra compreendeu 393 sujeitos de ambos os sexos, distribuídos em quatro faixas etárias, que responderam à adaptação brasileira do Questionário sobre a Estrutura da Família Mexicana. Os homens endossaram mais fortemente que as mulheres as premissas associadas à dominação masculina, valores tradicionais da família e virgindade feminina. As mulheres revelaram-se mais tradicionais que os homens na aceitação das premissas relacionadas à abnegação feminina. Não foram observadas diferenças entre os grupos de idade em nenhuma das dimensões consideradas. Concluiu-se que, embora a sociedade brasileira venha sofrendo mudanças, os valores e crenças sobre a família, introjetados pelos homens e pelos mais jovens, não acompanharam essas mudanças.

Keywords : Premissas histórico-socioculturais; crenças sobre a família; valores.

        · abstract in English     · text in Portuguese