SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue1The influence of violent films on children’s and adolescents’ aggressive behaviorThe psychological phenomenon as a cross-disciplinary subject of study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

BENDASSOLLI, Pedro Fernando. Do lugar do corpo ao não-lugar da doação de órgãos. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2000, vol.13, n.1, pp. 143-157. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722000000100015.

A compreensão psicológica sobre a doação de órgãos deve fazer parte de uma reflexão maior capaz de incluir uma análise das práticas científicas, culturais e médicas nas quais o corpo está sendo engajado nos dias de hoje. Assim, esse estudo teve por finalidade principal desenvolver uma análise sobre o impacto causado pela doação de órgãos sobre a relação que o homem estabelece com seu corpo, tomado no sentido de lugar do indivíduo, centro de atravessamentos simbólicos, relacionais, identitários e históricos. Para se alcançar esse objetivo, foi feito um resgate teórico destinado a fundamentar, conceitualmente, algumas das representações sobre o corpo em nossa cultura, notadamente aquelas que se relacionam com as chamadas tecnologias corporais no campo da Medicina. A análise realizada sugere que a doação de órgãos se integra dentro de uma prática que faz do corpo um não-lugar, ou seja, desinveste-o dos significados simbólicos que o elegiam como veículo de relacionamento social e lugar da inscrição identitária do homem.

Keywords : Doação de órgãos; corpo; identidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese