SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue1Autism: a brief review of different approachesThe development, application, and assessment of an Occupational Insertion Program for the Unemployed Youth author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

MARTINS, Francisco; COSTA, Arilson Corrêa da  and  PORTO, Karime da Fonseca. O delírio à luz da teoria dos atos de fala. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2000, vol.13, n.1, pp. 189-198. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722000000100018.

Este trabalho apresenta uma possível solução para problemas suscitados pelo entendimento do fenômeno delirante segundo o modelo de uma teoria restrita da referência absoluta, na qual as palavras e, consequentemente, os juízos, corresponderiam às coisas como um alfabeto lógico. Na concepção pragmática aqui adotada, a linguagem é tomada por um jogo regido por regras em que é mais importante a eficácia da cooperação discursiva que o significado ideal das expressões. A teoria dos atos de fala se mostra a mais bem acabada solução da pragmática filosófica nesse sentido e é usada como princípio metodológico na análise dos excertos de fala de pacientes delirantes que constituem os corpus discursivos. O delírio termina por se mostrar como uma solução inédita para questões cruciais da história do indivíduo psicótico.

Keywords : Delírio; psicose; jogos de linguagem; atos de fala.

        · abstract in English     · text in Portuguese