SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue1Delusion according to the theory of speech actsTransforming youth care workers into educators: a developmental perspective author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

SARRIERA, Jorge Castellá; CAMARA, Sheila Gonçalves  and  BERLIM, Cynthia Schwarcz. Elaboração, desenvolvimento e avaliação de um Programa de Inserção Ocupacional para Jovens Desempregados. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2000, vol.13, n.1, pp. 189-198. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722000000100019.

Elaborou-se um Programa de Inserção Ocupacional a partir de estudos exploratórios (1994-1997), junto a uma amostra de 563 jovens de ambos sexos da cidade de Porto Alegre. A análise de necessidades foi decorrente de estudos específicos relativos aos itinerários de transição escola-trabalho, aspectos familiares, escolares, psicossociais, cognitivos e de bem-estar psicológico. Foi realizada uma análise multivariada discriminante por grupo ocupacional (estudantes, trabalhadores fixos e temporários e desempregados), para identificar as variáveis que mais caracterizavam diferencialmente o grupo em estudo. A partir desse diagnóstico foi elaborado o Programa de Inserção, o qual consta de três módulos: Projeto Ocupacional, Habilidades Sociais e Conhecimentos/Atitudes relativos ao Trabalho. Aplicou-se o Programa em três grupos de adolescentes voluntários cadastrados no Programa SINE/Adolescente da Fundação Gaúcha do Trabalho e Assistência Social (FGTAS), com idades de 14 a 17 anos, de ambos sexos, num total de 56 jovens. Aplicou-se um questionário de avaliação da efetividade do Programa, antes e depois da Intervenção. Os resultados confirmam a hipótese inicial da eficiência do Programa no desenvolvimento do projeto ocupacional e das habilidades sociais. Porém os resultados relativos às atitudes ou crenças relativas ao trabalho não apresentaram resultados diferenciados. Propõe-se uma intervenção junto a cursos profissionalizantes, para inserir o Programa nos mesmos e trabalhar as atitudes no processo de formação. Recomenda-se um acompanhamento por um ano para avaliar os efeitos do programa na inserção dos jovens, comparando com um grupo controle.

Keywords : Programa de Inserção Ocupacional; Desemprego Juvenil; Intervenção psicossocial.

        · abstract in English     · text in Portuguese