SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue1The development, application, and assessment of an Occupational Insertion Program for the Unemployed YouthPsychological treatment of the fear of flying based on a cognitive model: a case study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

BAZON, Marina Rezende  and  BIASOLI-ALVES, Zélia Maria Mendes. A transformação de monitores em educadores: uma questão de desenvolvimento. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2000, vol.13, n.1, pp. 199-204. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722000000100020.

O presente estudo tem por objetivo apresentar e discutir modelos de desenvolvimento profissional, na área da intervenção psicossocial, que analisam o processo de aquisição de competência, bem como as necessidades, do trabalhador que atua e compartilha a rotina institucional com jovens considerados em situação de risco. As autoras contestam a eficiência do modelo de desenvolvimento linear idealizado teoricamente, baseado unicamente no tempo de experiência prática e ressaltam o vínculo existente entre a formação em serviço e a progressão na direção de estágios de desenvolvimento mais eficientes.

Keywords : monitor-educador; desenvolvimento profissional; formação em serviço; qualidade de intervenção.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese