SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue2The enaction point of view of cognitive development author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

LYRA, Maria C. D. P.  and  MOURA, Maria Lucia Seidl de. Desenvolvimento na interação social e no contexto histórico-cultural: adequação entre perspectiva teórica e metodologia. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2000, vol.13, n.2, pp. 217-222. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722000000200002.

Este artigo introdutório apresenta uma mensagem unificada, elaborada como aspectos críticos de uma proposta, acerca da pesquisa científica dedicada à compreensão do desenvolvimento psicológico inserido na interação social e no contexto histórico-cultural. Três aspectos são discutidos: 1) a conceituação do fenômeno do desenvolvimento psicológico; 2) o significado da interação social e do contexto histórico-cultural neste desenvolvimento; e, finalmente, 3) a urgência de uma elaboração conceitual que estabeleça os elos necessários entre os aspectos teóricos e os aspectos metodológicos da investigação científica. A diversidade de leituras desta proposta está refletida nos diferentes artigos que compõem este Número Especial, incluindo aqueles que são artigos-comentários. Todos os autores procuraram, entretanto, produzir textos que refletem a busca de um posicionamento acerca desses três aspectos fundamentais, embora diferindo na ênfase dada a cada um deles.

Keywords : Processo de desenvolvimento; interação social; contexto histórico-cultural; teoria e metodologia.

        · abstract in English     · text in Portuguese