SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue2The enaction point of view of cognitive development author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972On-line version ISSN 1678-7153

Abstract

LYRA, Maria C. D. P.  and  MOURA, Maria Lucia Seidl de. Desenvolvimento na interação social e no contexto histórico-cultural: adequação entre perspectiva teórica e metodologia. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2000, vol.13, n.2, pp.217-222. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722000000200002.

Este artigo introdutório apresenta uma mensagem unificada, elaborada como aspectos críticos de uma proposta, acerca da pesquisa científica dedicada à compreensão do desenvolvimento psicológico inserido na interação social e no contexto histórico-cultural. Três aspectos são discutidos: 1) a conceituação do fenômeno do desenvolvimento psicológico; 2) o significado da interação social e do contexto histórico-cultural neste desenvolvimento; e, finalmente, 3) a urgência de uma elaboração conceitual que estabeleça os elos necessários entre os aspectos teóricos e os aspectos metodológicos da investigação científica. A diversidade de leituras desta proposta está refletida nos diferentes artigos que compõem este Número Especial, incluindo aqueles que são artigos-comentários. Todos os autores procuraram, entretanto, produzir textos que refletem a busca de um posicionamento acerca desses três aspectos fundamentais, embora diferindo na ênfase dada a cada um deles.

Keywords : Processo de desenvolvimento; interação social; contexto histórico-cultural; teoria e metodologia.

        · abstract in English     · text in Portuguese

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License