SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue2Development in social interaction and in the historical-cultural context: adequacy between theoretical perspective and methodologyHereditary and environmental factors and the developmental process from an interactionist perspective author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972On-line version ISSN 1678-7153

Abstract

ARENDT, Ronald João Jacques. O desenvolvimento cognitivo do ponto de vista da enação. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2000, vol.13, n.2, pp.223-231. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722000000200003.

Partindo das contribuições de Rorty e Varela ao pragmatismo e à biologia, este ensaio visa discutir a compatibilidade destas abordagens com o modelo de desenvolvimento elaborado por Jean Piaget. Ao efetuar uma crítica ao reducionismo, o pragmatismo propõe um modelo materialista, fisicalista e não reducionista da relação do indivíduo com o mundo, enquanto a escola chilena de biologia sugere que a cognição humana seja entendida como uma ação guiada pela percepção, a enação. Ambas abordagens terminam por propor modelos entendidos como redes em níveis múltiplos que se organizam e reorganizam e cuja proximidade conceitual com as posições piagetianas é considerada.

Keywords : Desenvolvimento; cognição; pragmatismo; enação.

        · abstract in English     · text in Portuguese

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License