SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue2Development in social interaction and in the historical-cultural context: adequacy between theoretical perspective and methodologyHereditary and environmental factors and the developmental process from an interactionist perspective author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

ARENDT, Ronald João Jacques. O desenvolvimento cognitivo do ponto de vista da enação. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2000, vol.13, n.2, pp. 223-231. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722000000200003.

Partindo das contribuições de Rorty e Varela ao pragmatismo e à biologia, este ensaio visa discutir a compatibilidade destas abordagens com o modelo de desenvolvimento elaborado por Jean Piaget. Ao efetuar uma crítica ao reducionismo, o pragmatismo propõe um modelo materialista, fisicalista e não reducionista da relação do indivíduo com o mundo, enquanto a escola chilena de biologia sugere que a cognição humana seja entendida como uma ação guiada pela percepção, a enação. Ambas abordagens terminam por propor modelos entendidos como redes em níveis múltiplos que se organizam e reorganizam e cuja proximidade conceitual com as posições piagetianas é considerada.

Keywords : Desenvolvimento; cognição; pragmatismo; enação.

        · abstract in English     · text in Portuguese