SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue2Hereditary and environmental factors and the developmental process from an interactionist perspectiveDevelopment of a historically construed relational system: contributions from early communication author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

MOURA, Maria Lucia Seidl de  and  RIBAS, Adriana Ferreira Paes. Desenvolvimento e contexto sociocultural: a gênese da atividade mediada nas interações iniciais mãe-bebê. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2000, vol.13, n.2, pp. 245-256. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722000000200005.

Questões relacionadas ao desenvolvimento humano no contexto sociocultural são discutidas, utilizando-se a noção de atividade mediada como unidade de análise dos processos psicológicos humanos que não dissocia o plano individual do social. A tendência de não se analisar suficientemente as implicações teóricas de um corpo crescente de evidências empíricas sobre as interações precoces mãe-bebê é questionada. A abordagem sócio cultural e um esboço de modelo de contexto sociocultural para estudos de desenvolvimento são apresentados como alternativa para integração de algumas dessas evidências. Argumenta-se que interações mãe-bebê constituem a matriz da atividade mediada e a gênese dos processos psicológicos. São interpretados alguns dados de um estudo observacional de 30 díades mãe-bebê. Acredita-se que esta articulação teórica e interpretação de dados empíricos pode ser fértil e contribuir para a compreensão do desenvolvimento infantil inicial.

Keywords : Interação mãe-bebê; gênese; atividade mediada.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese