SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue2Development and social-cultural context: the genesis of mediated activity in initial mother infant interactionsDevelopment of early emotional life during the second year of life: narratives and dynamic systems author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

LYRA, Maria C. D. P.. Desenvolvimento de um sistema de relações historicamente construído: contribuições da comunicação no início da vida. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2000, vol.13, n.2, pp. 257-268. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722000000200006.

Este trabalho resume um esforço de integração entre a perspectiva teórica adotada e a metodologia proposta, focalizando o desenvolvimento de comunicação no início da vida. Dois aspectos teóricos são destacados: a dimensão temporal do desenvolvimento e a natureza das relações sócio-culturais que compõem o sistema comunicativo. Algumas implicações metodológicas são consideradas. A comunicação é concebida como um processo histórico e relacional ou dialógico. As trocas comunicativas são entendidas como compondo um sistema de relações que se reorganiza, dando origem a novos padrões de comunicação. A metodologia adotada compreende o registro longitudinal em vídeo das trocas mãe-bebê, face-a-face e mãe-objeto-bebê, durante os oito primeiros meses de vida do bebê, envolvendo o estudo de múltiplos casos. A análise dos dados de duas díades mãe-bebê apresenta momentos de quase-estabilidade e momentos de mudança dos padrões comunicativos, cuja história de transformação particulariza cada uma delas.

Keywords : Desenvolvimento; comunicação pré-verbal; sistema histórico.

        · abstract in English     · text in Portuguese