SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue2Development of a historically construed relational system: contributions from early communicationA theorectical-methodological perspective for the analysis of humam development and the research process author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

PANTOJA, Andréa P. F.  and  NELSON-GOENS, G. Christina. Desenvolvimento da vida emocional durante o segundo ano de vida: narrativas e sistemas dinâmicos. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2000, vol.13, n.2, pp. 269-280. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722000000200007.

Tradicionalmente, a emoção tem sido concebida como um estado interno e preexistente manifestado na face. Assim, a emoção tem sido analisada através do estudo detalhado da face. O presente trabalho propõe uma perspectiva alternativa, defendendo a utilidade teórica e metodológica dos conceitos de narrativas e sistemas dinâmicos para o estudo da emoção. Partindo desta perspectiva, a emoção é concebida enquanto emergente da interação do indivíduo com seu meio. Em nossas investigações, enfatizamos, simultaneamente, as ações corporais, vocais, e faciais de ambos parceiros bem como os contextos comunicativos construídos durante a interação. Utilizamos o método de análise de narrativas aplicado a dados longitudinais de uma díade mãe-bebê durante o segundo ano de vida. Procuramos ilustrar como o desenvolvimento das emoções emerge das sutis transformações que ocorrem no relacionamento social entre o bebê e sua mãe.

Keywords : Emoção; narrativas; sistemas dinâmicos; emergente.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese