SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue2Development of early emotional life during the second year of life: narratives and dynamic systemsA epistemologia genética e a interação social de crianças author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

ROSSETTI-FERREIRA, Maria Clotilde; AMORIM, Katia S.  and  SILVA, Ana Paula S.. Uma perspectiva teórico-metodológica para análise do desenvolvimento humano e do processo de investigação. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2000, vol.13, n.2, pp. 281-293. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722000000200008.

É apresentada uma perspectiva teórico-metodológica, que propõe uma rede de significações, de configuração semiótica, para compreender o desenvolvimento humano. Esta rede estrutura um "meio" que, a cada momento e situação, captura e recorta o fluxo de comportamentos das pessoas, tornando-os significativos naquele contexto. Constitui, assim, um importante mediador de seu desenvolvimento na situação interativa. Pessoas e redes de significações sofrem mútuas e contínuas transformações, canalizadas por características físicas e sociais do contexto, numa dinâmica segmentação e combinação de fragmentos de formações discursivas e ideológicas, experiências passadas, percepções presentes e expectativas futuras. Com essa perspectiva, busca-se apreender processos de co-construção e mútuas transformações dos sujeitos em determinadas situações, abarcando interações, contextos, papéis atribuídos e assumidos pelos participantes e significados culturais que canalizam o desenvolvimento das pessoas e situações. Inicialmente elaborada para o estudo da inserção de bebês em creche, essa perspectiva é proposta para análise de situações variadas.

Keywords : Desenvolvimento humano; rede de significações; interações sociais; creche.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese