SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue2The sociocultural and historical context of developmental studies author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972On-line version ISSN 1678-7153

Abstract

VALSINER, Jaan. Entre a "democracia da literatura" e a paixão pela compreensão: entendendo a dinâmica do desenvolvimento. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2000, vol.13, n.2, pp.319-325. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722000000200011.

Neste trabalho é mostrado que o discurso da Psicologia inclui a coexistência das construções semióticas retóricas ("democracia da literatura") e substantivas (teóricas). As primeiras são evidenciadas no estilo da referência imprecisa e acumulativa em textos psicológicos, assim como na repetição de rótulos genéricos de perspectivas (p. ex.: Vygotskiana, Piagetiana, etc.). Em contraste, as construções substantivas (teóricas) das idéias entrelaçam os lados empíricos abstratos e concretos do processo da pesquisa. Contribuições específicas dos artigos neste número para a compreensão do contexto, desenvolvimento e sistemas dinâmicos são analisadas brevemente.

Keywords : Construções semióticas; desenvolvimento; contexto; sistemas dinâmicos.

        · abstract in English     · text in Portuguese

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License