SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue3The effect of different situations on written stories author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972On-line version ISSN 1678-7153

Abstract

MEDEIROS, Paula Cristina; LOUREIRO, Sonia Regina; LINHARES, Maria Beatriz Martins  and  MARTURANO, Edna Maria. A auto-eficácia e os aspectos comportamentais de crianças com dificuldade de aprendizagem. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2000, vol.13, n.3, pp.327-336. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722000000300002.

O objetivo da pesquisa é avaliar as relações entre o desempenho acadêmico, o senso de auto-eficácia e os aspectos comportamentais, em 52 criançasde ambos os sexos, na faixa etária de oito anos a onze anos e onze meses, alunos de primeira a quarta série, com nível intelectual pelo menos médio inferior, divididas em: G1-26 crianças com queixa de dificuldade de aprendizagem, encaminhadas a um Ambulatório de Psicologia vinculado a um Hospital Escola; e G2-26 crianças com bom desempenho acadêmico avaliado por teste de Desempenho Escolar. Os instrumentos utilizados foram: Roteiro de Avaliação de Auto-eficácia e Escala Comportamental Infantil A2 de Rutter, além do teste de desempenho escolar. Observou-se que as crianças do G1 apresentaram uma avaliação significativamente mais baixa quanto ao senso de auto-eficácia e seus pais caracterizaram-nas com mais dificuldades comportamentais, comparativamente ao G2. O desempenho acadêmico mostrou-se relacionado ao senso de auto-eficácia e a indicadores de dificuldade comportamentais.

Keywords : Dificuldade de aprendizagem; auto-eficácia; comportamento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License