SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue3Self-efficacy and behavioral aspects of children with learning difficultiesCounterargument in children’s writing author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

SILVA, Maria Emília Lins e  and  SPINILLO, Alina Galvão. A influência de diferentes situações de produção na escrita de histórias. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2000, vol.13, n.3, pp. 337-350. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722000000300003.

O estudo examinou o efeito de diferentes situações de produção na escrita de histórias. Oitenta crianças de primeira à quarta série do ensino fundamental escreveram histórias em quatro situações distintas: produção livre; produção oral/escrita; produção a partir de seqüência de gravuras; e reprodução de uma história ouvida. Inicialmente, 320 histórias foram classificadas em categorias hierárquicas de organização textual. Em um segundo momento, cada criança foi analisada ao longo das quatro condições. As condições experimentais tiveram um efeito sobre qualidade narrativa das histórias: as mais elaboradas eram aquelas produzidas a partir da seqüência de gravuras e a partir da história ouvida. Este efeito não foi observado entre as crianças das séries mais adiantadas, cujas histórias apresentavam uma estrutura narrativa elaborada em todas as condições. Identificou-se três níveis de desenvolvimento quanto à habilidade narrativa na escrita de histórias, desenvolvimento este que ocorre mesmo após a instrução formal da leitura e da escrita.

Keywords : Situações experimentais; história escrita; desenvolvimento de habilidades narrativas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese