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Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

LEITAO, Selma  and  ALMEIDA, Eliana G. da S.. A produção de contra-argumentos na escrita infantil. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2000, vol.13, n.3, pp. 351-361. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722000000300004.

Pesquisas sobre a produção de textos argumentativos mostram que antecipar contra-argumentos e reagir a estes é uma das principais dificuldades na escrita deste tipo de texto. Este estudo investigou a habilidade de 157 crianças (segunda, quarta e sétima séries) gerarem contra-argumentos nos textos que produziam. Observou-se que, embora contra-argumentos apareçam ocasionalmente nos escritos da segunda série, só a partir da quarta essa presença se torna sistemática. Progressos relacionados à idade e escolaridade foram também registrados quanto ao número de contra-argumentos examinados num mesmo texto. A estrutura global dos textos produzidos (narrativo vs. opinativo) e o tema discutido não parecem ter afetado a produção de contra-argumentos pelas crianças, embora efeitos destes fatores tenham sido notados sobre o número de idéias usadas pelas mesmas para justificarem suas própria posições. Na discussão destes resultados examina-se o papel de fatores pragmáticos no desenvolvimento de contra-argumentos em textos escritos.

Keywords : Argumentação; contra-argumentos; escrita argumentativa; produção de texto.

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