SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue3Child-becoming and contemporary cognitionDifficulty with invalid inferences among adults: tentative of superation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

SANTOS, José Guilherme Wady  and  ALVES, José Moysés. O jogo de dominó como contexto interativo para a construção de conhecimentos por pré-escolares. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2000, vol.13, n.3, pp. 383-390. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722000000300007.

Vários autores reconhecem a importância de jogar com regras para o desenvolvimento infantil. Poucos estudos têm analisado a construção de conhecimentos no contexto das interações sociais, em jogos específicos. O presente estudo documentou as mudanças no desempenho de crianças pré-escolares jogando dominó, considerando: o seguimento das regras do jogo, o domínio dos conceitos implícitos nelas e as interações entre os participantes. Ao longo de um ano, vinte pré-escolares jogaram quatro tipos de dominó com dificuldades conceituais crescentes. Apesar de não terem tido experiências prévias com este jogo, o percentual de erros por tipo de dominó foi sempre inferior a doze por cento das jogadas e foram corrigidos em proporção semelhante pelas crianças e pelo pesquisador. As interações propiciaram momentos de transmissão e de construção de conhecimentos compartilhados.

Keywords : Jogo de dominó; pré-escolares; zona de desenvolvimento proximal.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese