SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue3Difficulty with invalid inferences among adults: tentative of superationPsychophysics functions for perceptive, inference, and memory area: the effect of age author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

LIND, Georg. O significado e medida da competência moral revisitada: um modelo do duplo aspecto da competência moral. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2000, vol.13, n.3, pp. 399-416. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722000000300009.

O presente artigo enfoca as questões metodológicas envolvidas na mensuração da competência moral, conforme definida por Lawrence Kohlberg. Compara o Moral Judgment Test (MJT) com a entrevista de juízo moral elaborada por Kohlberg (MJI - Moral Judgment Interview) e com o DIT (Defining Issues Test) de James Rest. Os aspectos cognitivo e afetivo são contemplados no MJT de forma a não se confundirem, o que possibilita sua utilização na avaliação de processos de intervenção. Nestas situações pode-se verificar com maior clareza, através do MJT se as mudanças alcançadas referem-se a atitudes ou de fato ao aspecto da competência moral. O papel dos processos educacionais nas famílias, escolas e universidades é valorizado no desenvolvimento da competência moral.

Keywords : Competência moral; intervenção; avaliação do juízo moral.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese