SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue3Psychophysics functions for perceptive, inference, and memory area: the effect of ageA radical behaviorist analysis of the dreams author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

TOURINHO, Emmanuel Zagury; TEIXEIRA, Eveny da Rocha  and  MACIEL, Josiane Miranda. Fronteiras entre análise do comportamento e fisiologia: Skinner e a temática dos eventos privados. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2000, vol.13, n.3, pp. 425-434. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722000000300011.

O presente estudo examinou referências de B. F. Skinner à fisiologia em textos sobre eventos privados, com o objetivo de identificar elementos para uma demarcação mais precisa das relações entre análise do comportamento e fisiologia. As contribuições de Skinner naquela direção foram categorizadas em seis temas: a) variáveis biológicas como constitutivas, mas não definidoras do fenômeno comportamental privado; b) autonomia do recorte analítico-comportamental diante dos fatos biológicos/fisiológicos; c) limites de controle do comportamento por eventos internos/fisiológicos; d) comportamento privado como comportamento do organismo como um todo; e) distinção entre contato privilegiado e conhecimento privilegiado; e f) preservação do recorte analítico-comportamental em situação de análise aplicada do comportamento. As proposições correspondentes às categorias descritas são apontadas como originais na definição do campo de uma ciência do comportamento e capazes de orientar coerentemente a demarcação das fronteiras entre análise do comportamento e fisiologia enquanto disciplinas independentes e complementares.

Keywords : Behaviorismo radical; análise do comportamento; fisiologia; eventos privados.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese