SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue3Respondingness and demandingness: two scales to evaluate parenting stylesFeminine sex-roles social construction author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

ANDRIOLA, Wagner Bandeira. Funcionamento diferencial dos itens (DIF): estudo com analogias para medir o raciocínio verbal. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2000, vol.13, n.3, pp. 475-483. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722000000300015.

Este estudo objetivou determinar o funcionamento diferencial de 30 analogias destinadas à avaliação do raciocínio verbal, considerando a variável sexo. Utilizou-se uma amostra de 730 alunos do Ensino Médio, com idade média de 17,74 anos (dp= 3,12 anos). A maioria procedia de escolas públicas (58,5%) e era do sexo feminino (53,2%). Os grupos organizados para a investigação foram compostos por homens (n=342) e mulheres (n=388). Os parâmetros métricos dos itens foram determinados pelo modelo TRI de dois parâmetros logísticos. Para a verificação do DIF foram comparados os parâmetros métricos dos itens. Os resultados indicaram a presença de cinco itens com DIF.

Keywords : Funcionamento diferencial dos itens (DIF); teoria da resposta ao item (TRI); raciocínio verbal; avaliação psicológica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese