SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue3Feminine sex-roles social constructionAdolescents’ homicide: thinking about some associated factors author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

ASSMAR, Eveline Maria Leal. A Psicologia Social e o estudo da justiça em diferentes níveis de análise. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2000, vol.13, n.3, pp. 497-506. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722000000300017.

Considerando a ampla diversificação do campo de estudos da Psicologia e seu conseqüente desdobramento em várias psicologias sociais, este trabalho pretende discutir algumas questões centrais em torno de suas eventuais compatibilidades e divergências teóricas. Destacam-se as idéias de alguns psicólogos sociais a esse respeito, especialmente aquelas relacionadas à distinção de diferentes níveis de análise, usados pelos pesquisadores ao estudarem os fenômenos psicossociais, e à necessidade de articulação entre eles. Em segundo lugar, propõe-se a delinear um campo potencial de análise dessa questão, tomando o valor da justiça como foco, mas retendo como eixo central de discussão a fertilidade recíproca entre as perspectivas da macrojustiça e da microjustiça. À guisa de conclusão, são apresentadas algumas pesquisas brasileiras sobre justiça, localizando-as nos diferentes níveis de análise e destacando-se a necessidade de esforços na direção de uma integração teórica entre tais abordagens alternativas para uma melhor compreensão desse fenômeno.

Keywords : Psicologia Social; justiça; níveis de análise.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese