SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue3Social Psychology and the study of justice at different levels of analysisSurviving in the streets: social skills and values of children and adolescents author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

KODATO, Sergio  and  SILVA, Ana Paula Soares da. Homicídios de adolescentes: refletindo sobre alguns fatores associados. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2000, vol.13, n.3, pp. 505-515. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722000000300018.

Este estudo é uma investigação de alguns fatores associados a homicídios praticados contra adolescentes, no município de Ribeirão Preto (SP), onde, no período de 1995 a 1998, foram assassinados 101 adolescentes. A coleta e a análise dos dados foram realizadas através da conjunção das seguintes técnicas: levantamento de dados sociográficos, através da análise dos processos judiciais instaurados no Ministério Público local; observação participante da instituição de internamento no município, destinada para adolescente autor de ato infracional; entrevistas com adolescentes internos pela prática de homicídio (n= 8). Como resultado, pode-se afirmar que as condições de vida que levaram à morte os adolescentes, são fruto de uma sincronização de fatores, onde, além da fragilidade institucional, observa-se como determinantes a disputa pela apropriação de bens materiais, o conflito de interesses financeiros, o tráfico de drogas, e, um modo de relacionamento interpessoal, cuja resolução de situações conflitivas se dá de forma não mediada e violenta.

Keywords : Homicídio; adolescência; violência; tráfico de drogas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese