SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue1Indicators of learning potential obtained through assisted assessment author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972On-line version ISSN 1678-7153

Abstract

CARVALHO, Ana Emilia Vita; LINHARES, Maria Beatriz Martins  and  MARTINEZ, Francisco Eulógio. História de desenvolvimento e comportamento de crianças nascidas pré-termo e baixo peso (< 1.500 g). Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2001, vol.14, n.1, pp.1-33. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722001000100002.

O presente estudo comparou a história de desenvolvimento, aprendizagem e comportamento de 20 crianças de 8 a 10 anos nascidas pré-termo < 1500g (MBP) emparelhadas a 20 crianças controle nascidas a termo. Foram realizadas entrevistas e foi aplicada a Escala Comportamental de Rutter nas mães e o Raven nas crianças. Verificou-se sinais de atraso na aquisição de comportamentos psicomotores iniciais e lateralidade manual canhestra no MBP em relação ao controle. Na fase escolar, a maioria das crianças de ambos os grupos apresentou nível intelectual médio e estava freqüentando escola regular. As crianças MBP apresentaram mais repetência escolar do que as controles e reuniram uma parcela de 20% de crianças com déficit auditivo. Embora em ambos os grupos tivesse indicação de problemas comportamentais na Rutter, as crianças MBP apresentaram mais problemas respiratórios, enurese noturna, recusa escolar, agitação, impaciência, inquietude e agarramento à mãe em comparação a escolares de Ribeirão Preto.

Keywords : Pré-termo; muito baixo peso; desenvolvimento cognitivo; comportamento; aprendizagem.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License