SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue1Developmental history and behavior of pre-term and low birth-weight children (<1.500g)The clinical approach of parent-infant interaction: theoretical and methodological perspectives author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

FERRIOLLI, Silvia Helena Tortul; LINHARES, Maria Beatriz Martins; LOUREIRO, Sonia Regina  and  MARTURANO, Edna Maria. Indicadores de potencial de aprendizagem obtidos através da avaliação assistida. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2001, vol.14, n.1, pp. 35-43. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722001000100003.

O objetivo deste trabalho foi detectar indicadores de potencial cognitivo de crianças com queixa de dificuldade de aprendizagem escolar, utilizando procedimento combinado de avaliação psicométrica (Raven) e avaliação assistida (Jogo de Perguntas de Busca com Figuras Diversas - PBFD). Foram avaliadas 20 crianças de oito a 11 anos, encaminhadas para atendimento psicológico na área da Saúde com queixa de dificuldade de aprendizagem. O PBFD foi delineado em fases e realizado antes (avaliação) e após (reavaliação) uma intervenção psicopedagógica de curta duração. Houve variações de desempenho na avaliação psicométrica, com tendência à classificação "definidamente abaixo da média". Na avaliação assistida, nos momentos da avaliação e da reavaliação, houve variações nos perfis de desempenho cognitivo, indicando diferenças individuais quanto às dificuldades e recursos cognitivos. Discriminou-se um subgrupo de crianças que precisaram de pouca ajuda e monitoramento, daquele de crianças que precisaram de mais assistência para implementar estratégias eficientes na resolução de problemas.

Keywords : Avaliação cognitiva; avaliação assistida; dificuldade de aprendizagem.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese