SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue1Late adoption: altruism, maturity, and emotional stabilityDevelopmental patterns in the use of distributive justice principles by Southern Brazilian children and adolescents author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

RAPOPORT, Andrea  and  PICCININI, Cesar Augusto. O ingresso e adaptação de bebês e crianças pequenas à creche: alguns aspectos críticos. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2001, vol.14, n.1, pp. 81-95. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722001000100007.

O presente artigo examina algumas questões teóricas e estudos empíricos acerca do ingresso de bebês e crianças pequenas à creche. Analisa-se, em particular, a problemática da separação precoce e as conseqüências para o desenvolvimento infantil do ingresso na creche durante o primeiro ano de vida. Discute-se, ainda, os fatores que interferem na adaptação à creche e as estratégias de enfrentamento utilizadas pelos bebês e crianças pequenas para se adaptar e enfrentar às situações potencialmente estressantes no contexto da creche. Embora haja consenso sobre a complexidade do período de adaptação à creche, existem inconsistências entre os estudos sobre o período mais adequado para ingresso na creche, sendo que algumas idades são apontadas como mais críticas. De qualquer modo, a adaptação à creche depende de diversos fatores, o que não permite fazer previsões com base em um ou outro fator isoladamente.

Keywords : Creche; adaptação à creche; comportamento de enfrentamento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese