SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue1Developmental patterns in the use of distributive justice principles by Southern Brazilian children and adolescentsSociometric status and peers' behavioral descriptions: a study of preschoolers' social competence author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

ABIB, José Antônio Damásio. Teoria moral de Skinner e desenvolvimento humano. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2001, vol.14, n.1, pp. 107-117. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722001000100009.

Argumenta-se neste ensaio que Skinner adota um ponto de vista moral quando defende a sobrevivência das culturas como o último valor na ordem da descoberta e o primeiro na ordem da geração de valores derivados. Argumenta-se ainda que os valores derivados funcionam como critério de escolha de práticas culturais com o objetivo de promover o bem da cultura, isto é, sua sobrevivência. Com base nas críticas de Skinner e de autores pós-modernos redefine-se o conceito de desenvolvimento humano. Sugere-se que, como política de identidade pós-moderna, o conceito de desenvolvimento humano pode ser um valor para orientar práticas culturais com condições de promover a sobrevivência das culturas. Ou pode mesmo vir a ser o principal valor em uma cultura de direitos humanos.

Keywords : Skinner; sobrevivência das culturas; moralidade; pós-moderno; desenvolvimento humano.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese