SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue1Skinner’s moral theory and human developmentPrivate behavior: accessibility and relation to public behavior author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

MORAIS, Maria de Lima Salum e; OTTA, Emma  and  SCALA, Cristiana Tieppo. Status sociométrico e avaliação de características comportamentais: um estudo de competência social em pré-escolares. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2001, vol.14, n.1, pp. 119-131. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722001000100010.

Neste estudo, investigaram-se correlatos entre escolhas sociométricas positivas e negativas e atribuição de características comportamentais por parte de companheiros de uma classe de pré-escola. Testou-se a adequação de um instrumento elaborado com essa finalidade para a aplicação em crianças de cinco anos de idade, empregando-se figuras ilustrativas com os propósitos de facilitar a compreensão da tarefa e de motivar os participantes a se manterem interessados durante a prova. As características comportamentais pesquisadas foram, na esfera social: aceitação/isolamento social, participação/não-participação nas atividades, dependência/independência da professora e dominância/ submissão; e na esfera afetiva, tristeza/alegria e medo/coragem. O instrumento mostrou-se adequado para avaliação desses atributos em pré-escolares. Verificou-se que as crianças foram capazes de discriminar a maior parte das características dos colegas, associando escolhas positivas a atributos social e afetivamente positivos. Foram constatadas diferenças de gênero: os meninos foram mais avaliados por características sociais e as meninas por atributos afetivos.

Keywords : Competência social; status sociométrico; preferência por companheiros; avaliação de características comportamentais; características sociais e afetivas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese