SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue1Perception and visual processing of form: discussing contemporary modelsValue systems and democratic attitudes in university students of João Pessoa author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

TAMAYO, Alvaro; LIMA, Adilce; MARQUES, Juliana  and  MARTINS, Larissa. Prioridades axiológicas e uso de preservativo. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2001, vol.14, n.1, pp. 167-175. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722001000100014.

O Inventário de Valores de Schwartz foi administrado a 300 estudantes universitários com o objetivo de estudar a relação entre as prioridades axiológicas e a freqüência de uso de preservativo no seu relacionamento sexual. Os dez tipos motivacionais de valores foram correlacionados com a variável dependente. A curva representando a relação entre as prioridades axiológicas e o uso de preservativo foi sinusóide mas não simétrica. Hedonismo, autodeterminação e estimulação correlacionaram-se positivamente com o uso de preservativo enquanto que tradição e conformidade correlacionaram-se negativamente. A correlação com universalismo e benevolência foi próxima de zero. Os resultados da regressão múltipla confirmaram que hedonismo, autodeterminação e estimulação são os preditores axiológicos mais fortes do uso de preservativo pelos estudantes universitários.

Keywords : Valores; preservativo; AIDS; Inventário de Valores de Schwartz.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese