SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue1Value systems and democratic attitudes in university students of João PessoaConstructionist's contributions for the study of group work author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

GUANAES, Carla  and  JAPUR, Marisa. Grupo de apoio com pacientes psiquiátricos ambulatoriais em contexto institucional: análise do manejo terapêutico. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2001, vol.14, n.1, pp. 191-199. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722001000100016.

Objetivou-se neste estudo refletir sobre o emprego das práticas grupais em contexto institucional no tratamento de pacientes psiquiátricos ambulatoriais. Para tanto, buscou-se compreender a natureza de um grupo de apoio em um serviço de saúde mental, através da descrição do manejo terapêutico de seu terapeuta. Observação, registro audio-gravado e transcrição das dezesseis sessões constituíram as principais fontes de dados; consultas aos prontuários dos pacientes e notas de campo favoreceram a contextualização dos resultados. A análise das intervenções do terapeuta (N= 1904) foi realizada por procedimentos de análise categorial de conteúdo, derivando em oito categorias descritivas do manejo do grupo. Assim, este estudo favorece um entendimento sobre a natureza de um grupo de apoio, situando alguns de seus limites e possibilidades, e estimula reflexões sobre a prática grupal em contexto institucional no tratamento de pacientes psiquiátricos ambulatoriais.

Keywords : Grupo de apoio; pacientes psiquiátricos; tratamento ambulatorial; manejo terapêutico.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese