SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue1Three epistemological obstacles to the recognizing of subjectivity in clinical psychology author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

MERLO, Álvaro Roberto Crespo; JACQUES, Maria da Graça Corrêa  and  HOEFEL, Maria da Graça Luderitz. Trabalho de grupo com portadores de LER/DORT: relato de experiência. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2001, vol.14, n.1, pp. 253-258. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722001000100021.

Neste artigo, apresenta-se e discute-se as contribuições da Psicologia ao estudo das Lesões por Esforços Repetitivos ou Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (LER/DORT). Privilegia-se a análise do trabalho com grupos de portadores de tal patologia, prestado por uma equipe multidisciplinar do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, em parceria com a Faculdade de Medicina e o Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Parte-se do pressuposto de que o estudo da relação entre saúde e trabalho constitui-se como importante espaço de atuação do psicólogo e que são necessárias produções textuais, a partir de relatos de experiências, que apresentem, sistematizem e fundamentem propostas de intervenção. As atividades com grupos, complementando os procedimentos terapêuticos convencionais, têm possibilitado que os portadores de LER/DORT possam diminuir sua culpabilização e reforçar sua independência e autonomia, minimizando, assim, o sofrimento psicológico associado à dor crônica e aos limites impostos pela doença.

Keywords : Lesões por esforços repetitivos; doença ocupacional; trabalho com grupos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese