SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue2Social Cognition and the Brain CortexInitial Clinical Investigations with the List Discrimination Test (TDL-UFMG) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

BOSA, Cleonice Alves. As Relações entre Autismo, Comportamento Social e Função Executiva. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2001, vol.14, n.2, pp. 281-287. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722001000200004.

O objetivo do presente artigo é discutir o papel do lobo frontal nos comportamentos que caracterizam a síndrome do autismo. Focaliza, em especial, as possíveis relações entre função executiva, teoria da mente e habilidade de atenção compartilhada. Conclui-se que, apesar da investigação sobre a hipótese de comprometimento da função executiva como déficit subjacente ao autismo ser uma área promissora, muitas questões ainda permanecem abertas, como por exemplo, a questão da relação causal função executiva-déficit social; dificuldades acerca da especificidade deste comprometimento na área do autismo; a necessidade de investigar-se a natureza e intensidade do comprometimento na função executiva dentro dos subgrupos que compõem o espectro autista e a sobreposição dessa teoria com a de coerência central. Argumenta-se que a discussão sobre relações entre função executiva e comportamento social será incompleta caso não for compreendida a partir de um contexto psicossocial no qual se inserem os indivíduos com autismo e suas famílias.

Keywords : Autismo; função executiva; lobo frontal; comportamento social.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese