SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue2The Relationship between Autism, Social Behaviour and Executive FunctionInvestigation of Clinic Markers of Early Alzheimer's Disease with Neuropsychological Computerized Tests author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

HAASE, Vitor Geraldi et al. Estudos Clínicos Iniciais com o Teste de Discriminação de Listas (TDL-UFMG). Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2001, vol.14, n.2, pp. 289-304. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722001000200005.

Circuitos ligados aos lobos pré-frontais participam em uma série de funções executivas, dentre elas a organização serial do comportamento. A memória para ordem temporal é um destes aspectos e foi investigada neste estudo por meio de um teste de discriminação de listas. Na fase de apresentação, duas listas com dez estímulos cada (dez palavras concretas ou dez desenhos de objetos) foram apresentadas antes e depois de uma tarefa distratora. Na fase de teste foi apresentada uma lista com 20 pares de estímulos, dos quais um era novo e o outro já aparecera previamente. Os participantes precisavam reconhecer os estímulos previamente apresentados, alocando-os a cada uma das listas (julgamento de ordem temporal). Nós relatamos estudos clínicos iniciais, indicando que o procedimento pode ser útil na discriminação de adultos jovens, idosos e pacientes com patologia frontal, esclerose múltipla e pacientes psiquiátricos. Todos os grupos de pacientes, bem como o grupo de idosos, mostram uma dissociação de desempenho, exibindo reconhecimento normal e déficits nos julgamentos de ordem temporal.

Keywords : Memória; episódica; recenticidade; serial; pré-frontais; executivas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese