SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue2Initial Clinical Investigations with the List Discrimination Test (TDL-UFMG)Differential Memory Profile Between Frontotemporal Dementia and Alzheimer's Disease author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

CHARCHAT, Helenice; NITRINI, Ricardo; CARAMELLI, Paulo  and  SAMESHIMA, Koichi. Investigação de Marcadores Clínicos dos Estágios Iniciais da Doença de Alzheimer com Testes Neuropsicológicos Computadorizados. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2001, vol.14, n.2, pp. 305-316. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722001000200006.

O objetivo deste trabalho foi investigar marcadores clínicos dos estágios iniciais da Doença de Alzheimer (DA) utilizando testes neuropsicológicos computadorizados. Foram estudados 40 pacientes com diagnóstico clinicamente provável de DA (leves) e 73 idosos com envelhecimento normal. Os grupos foram pareados por sexo, idade e escolaridade. Os testes foram desenvolvidos com o programa MEL Professional e avaliaram memória episódica (ME), memória de curto-prazo (MCP) e tempo de reação de escolha (TRE). Em cada teste a porcentagem de acertos (PA) e a latência de resposta (LR) foram registrados. Ao comparar os grupos utilizando o teste t, o grupo DA apresentou PA significativamente menor que o grupo controle nos testes de ME e MCP e apresentou LR significativamente maior em todos os testes. A análise das curvas ROC mostrou que os testes ME, MCP e TRE foram sensíveis e específicos para discriminar os grupos e portanto foram os marcadores clínicos dos estágios iniciais da DA.

Keywords : Testes computadorizados; neuropsicologia; doença de Alzheimer; diagnóstico; memória; tempo de reação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese