SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue2Investigation of Clinic Markers of Early Alzheimer's Disease with Neuropsychological Computerized TestsValidation of a Battery for Working Memory Assessment (BAMT-UFMG) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

ALLEGRI, Ricardo F.; HARRIS, Paula; SERRANO, Cecília  and  DELAVALD, Nélson. Perfis Diferenciais de Perda de Memória entre a Demência Frontotemporal e a do Tipo Alzheimer. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2001, vol.14, n.2, pp. 317-324. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722001000200007.

Os estados iniciais da demência tipo Alzheimer (DTA) caracterizam-se classicamente por deterioração da memória enquanto que as mudanças de conduta e de personalidade aparecem nas etapas iniciais da demência frontotemporal (DFT). Entretanto, na prática clínica, o diagnóstico diferencial é difícil. O objetivo do presente trabalho foi estudar o rendimento da memória de pacientes com DTA (n= 20) e com DFT (n= 20) comparando-o com um grupo de controles (n = 20). Os pacientes, emparelhados por idade e escolaridade, foram avaliados com uma bateria neuropsicológica exaustiva. Para a avaliação da memória, examinou-se a "queixa subjetiva" de perda de memória (memória subjetiva), a aprendizagem de uma lista de palavras (memória episódica) e o desempenho no teste de denominação de Boston (memória semântica). As pontuações de ambos os grupos de pacientes, na grande maioria das provas, foram significativamente inferiores às dos controles. Os pacientes com DTA mostraram uma deterioração global da memória episódica (tipo amnésia) e semântica com um alto nível de queixa subjetiva. Os sujeitos com DFT, por outro lado, apresentaram um déficit de memória importante na recuperação da informação, mas com melhores capacidades de registro da informação, apesar das dificuldades de reconhecimento do seu distúrbio.

Keywords : Alzheimer; memória; queixa subjetiva; demência frontotemporal; neuropsicologia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese