SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue2Differential Memory Profile Between Frontotemporal Dementia and Alzheimer's DiseaseTemporal Perception Disorder and its Influence on Memory: A Case Study of a Patient with Frontal Lobe Lesion author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

WOOD, Guilherme Maia de Oliveira; CARVALHO, Maria Raquel Santos; ROTHE-NEVES, Rui  and  HAASE, Vitor Geraldi. Validação da Bateria de Avaliação da Memória de Trabalho (BAMT-UFMG). Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2001, vol.14, n.2, pp. 325-341. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722001000200008.

A memória de trabalho pode ser concebida em termos de sistemas de armazenamento ou por meio de modelos processuais ou dinâmicos. Nós adaptamos, para uso com a população brasileira, uma bateria de testes baseada em um modelo que divide a memória de trabalho em três aspectos: eficiência ou velocidade de processamento, armazenamento temporário e coordenação de operações. O exame das características psicométricas do instrumento, aplicado em 832 participantes de diversas faixas etárias e níveis educacionais, revelou sua adequação para uso em nosso meio, preservando as características do procedimento original e mostrando coeficientes aceitáveis de fidedignidade e de validade. O desempenho nos testes se correlacionou com o desempenho em testes de função executiva e de inteligência fluida, mas não se correlacionou com testes de memória associativa episódica. O programa de pesquisa deve continuar com o exame da utilidade clínica da BAMT-UFMG em neuropsicologia.

Keywords : Memória de trabalho; executivo; inteligência; processamento; velocidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese