SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue2Validation of a Battery for Working Memory Assessment (BAMT-UFMG)Creating False Memories in Adults using Word Associated Lists author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

PARENTE, Maria Alice de Mattos Pimenta; SPARTA, Mônica  and  PALMINI, André Luiz. Distúrbio de Percepção Temporal e sua Influência na Memória: Estudo de Caso de Paciente com Lesão Frontal. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2001, vol.14, n.2, pp. 343-352. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722001000200009.

Os mecanismos da memória episódica possibilitam uma pessoa "viajar" pelo tempo, e quando relacionados ao tempo futuro, compõem a memória prospectiva. O objetivo desse trabalho é verificar, através de um estudo de caso de uma paciente com lesão cerebral no lobo frontal, apresentando distúrbio de percepção temporal e falhas de memória, se é possível diferenciar os mecanismos neurocognitivos de memória operacional dos da memória prospectiva. Tomando por base o modelo de Ellis, a paciente foi submetida a uma bateria de lobo frontal e à prova experimental proposta por Einstein e Daniel. Os resultados mostraram que suas falhas não afetam recursos atencionais necessários na execução de ações complexas, mas o controle de mecanismos internos (self-driven), como a noção do tempo, ativação de intenções e tomada de decisões. De acordo com o modelo adotado, a paciente apresenta falha específica na ativação de intenções e no processo de supervisão. Esses achados indicam que memória operacional e memória prospectiva podem ter correlatos neuropsicológicos diversos.

Keywords : Memória prospectiva; memória operacional; neuropsicologia; lobo frontal.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese