SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue2Temporal Perception Disorder and its Influence on Memory: A Case Study of a Patient with Frontal Lobe LesionPure Anartria: Study of Two Cases author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

STEIN, Lilian Milnitsky  and  PERGHER, Giovanni Kuckartz. Criando Falsas Memórias em Adultos por meio de Palavras Associadas. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2001, vol.14, n.2, pp. 353-366. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722001000200010.

Utilizou-se o procedimento de palavras associadas (DRM), o qual consiste na apresentação de listas de palavras semanticamente associadas às palavras não apresentadas, seguido por um teste de memória. Investigou-se o efeito do momento da testagem nas memórias verdadeiras e falsas e sua persistência por um período de uma semana, bem como o efeito de uma mera testagem sobre as respostas de um teste posterior. No Experimento 1, os índices de falsos reconhecimentos equivaleram aos dos verdadeiros em ambos os testes, sendo que as respostas verdadeiras persistiram mais que as falsas. No Experimento 2, no teste imediato, o índice de respostas verdadeiras foi superior ao das falsas, relação essa invertida no teste posterior. Quanto ao efeito da mera testagem, observou-se uma preservação das memórias verdadeiras e uma criação de falsas memórias. Os resultados são discutidos à luz da Teoria do Traço Difuso e consideradas possíveis implicações na prática psicoterápica e forense.

Keywords : Falsas memórias; palavras associadas; teoria do traço difuso; psicologia cognitiva.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese