SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue2What is the Contribution of Rapid Serial Naming to Reading and Spelling Ability?: Evidence from Children and Adolescents with and without Reading DifficultiesPerilexical Processing During Reading Performance: Effects Upon Reaction Time, Duration and Segmentation of Utterances author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

PINHEIRO, Ângela Maria Vieira  and  ROTHE-NEVES, Rui. Avaliação Cognitiva de Leitura e Escrita: As Tarefas de Leitura em Voz Alta e Ditado. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2001, vol.14, n.2, pp. 399-408. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722001000200014.

Tarefas de leitura em voz alta e de tomada de ditado de listas de palavra reais e de não-palavras, isoladas, fazem parte de um conjunto de provas maior ¾ o Procedimento de Avaliação Cognitiva da Leitura e da Escrita. Com base em Seymour, Pinheiro desenvolveu um teste experimental que se mostrou adequado para avaliação de leitura e de escrita em crianças mineiras da primeira à quarta série do Ensino Fundamental. O procedimento foi retestado, com sucesso, por Capovilla, Capovilla e Macedo. A partir desses resultados, Pinheiro desenvolve, atualmente, um instrumento computadorizado de avaliação que consiste de tarefas de leitura em voz alta e de tomada de ditado, entre outras. O presente trabalho discute as bases teóricas para a construção das listas de palavras reais e de não-palavras, com ênfase no controle da variável regularidade letra-som/som-letra.

Keywords : Avaliação cognitiva; leitura; escrita; regularidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese