SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue2Cognitive Assessment of Reading and Writing: Reading-Aloud and Spelling TasksAnaphoric Resolution and Discourse Focus: The Case of the French "Hybrid" Demonstrative Pronoun (celui-ci) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

CAPOVILLA, Fernando César; CAPOVILLA, Alessandra Gotuzo Seabra  and  MACEDO, Elizeu Coutinho de. Rota Perilexical na Leitura em Voz Alta: Tempo de Reação, Duração e Segmentação na Pronúncia. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2001, vol.14, n.2, pp. 409-427. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722001000200015.

Conforme o modelo de leitura por dupla rota, na rota lexical a pronúncia é resgatada como um todo a partir do léxico, mas, na perilexical, é construída por segmentos silábicos. Esta análise computadorizada da leitura em voz alta de 270 pseudopalavras por 44 universitários avaliou proporção de acertos, tempo de reação, duração e freqüência de segmentação da pronúncia. Resultados revelaram que: 1) quanto mais curtas e simples as sílabas, mais rápida e segmentar a leitura perilexical; 2) quanto maior o número dessas sílabas, menor a velocidade, mas maior a segmentação; 3) dígrafos diminuem acertos e segmentação, e aumentam duração e tempo de reação; 4) dígrafos aumentam o tempo de reação só quando estão nas primeiras sílabas; 5) este tempo cresce dos grafemas simples aos encontros consonantais aos dígrafos. Tais achados ampliam a validade e complexidade do modelo e a compreensão dos processos seriais e paralelos envolvidos na rota perilexical.

Keywords : Leitura em voz alta; leitura de pseudopalavras; freqüência de segmentação; tempo de reação; duração.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese