SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue2Anaphoric Resolution and Discourse Focus: The Case of the French "Hybrid" Demonstrative Pronoun (celui-ci) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

VIEIRA, Elaine. Representação Mental: As Dificuldades na Atividade Cognitiva e Metacognitiva na Resolução de Problemas Matemáticos. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2001, vol.14, n.2, pp. 439-448. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722001000200017.

O presente estudo insere-se no âmbito da investigação cognitiva. Refere-se às dificuldades nas estratégias de compreensão na fase de Representação Mental (RM) relacionadas com a resolução de problemas matemáticos com enunciados verbais, detectadas em professores de séries iniciais do Ensino Fundamental. São analisadas as dificuldades relacionadas com a construção da Representação Mental, mais especificamente, a fase de integração. São investigados os processos responsáveis pelas mudanças na Representação Mental inicial: codificação, combinação e comparação seletivas. Os resultados comprovam que a Intervenção Psicopedagógica centrada no monitoramento cognitivo possibilita aos professores atuarem sobre suas próprias atividades cognitivas e metacognitivas, controlando e regulando as funções cognitivas relacionadas com os processos de mudança representacional, reduzindo assim, significativamente, as dificuldades nas estratégias de resolução de problemas matemáticos.

Keywords : Representação mental; dificuldades nas estratégias cognitivas e metacognitivas; resolução de problemas matemáticos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese