SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue3Brazilian Students' Beliefs about Intelligence, Effort and Luck in School Tasks author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

ALVARENGA, Patrícia  and  PICCININI, Cesar. Práticas Educativas Maternas e Problemas de Comportamento em Pré-Escolares. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2001, vol.14, n.3, pp. 449-460. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722001000300002.

O presente estudo investigou as diferenças entre as práticas educativas relatadas por mães de crianças com e sem problemas de comportamento envolvendo externalização (grupo clínico e grupo não-clínico, respectivamente). Participaram do estudo 30 díades mãe-criança, de nível sócio-econômico baixo e médio-baixo. As crianças eram de ambos os sexos e tinham entre cinco e seis anos de idade. As díades foram designadas aos grupos clínico e não-clínico com base na pontuação da criança no Inventário de Comportamentos da Infância e Adolescência - CBCL. As mães responderam a uma entrevista sobre práticas educativas envolvendo situações estruturadas e espontâneas. Análise de conteúdo das entrevistas, relacionada às situações estruturadas, mostrou que as mães do grupo clínico mencionaram práticas coercitivas com uma freqüência significativamente maior do que as mães do grupo não-clínico. A mesma tendência, embora não significativa, apareceu para as situações espontâneas.

Keywords : Práticas educativas; problemas de comportamento; pré-escolares.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese