SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue3Childrearing Practices and Behavior Problems in Preschool ChildrenDifferent Perspectives on the Parent-Infant/Child Interaction Analysis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

BORUCHOVITCH, Evely. Conhecendo as Crenças sobre Inteligência, Esforço e Sorte de Alunos Brasileiros em Tarefas Escolares. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2001, vol.14, n.3, pp. 461-467. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722001000300003.

Este trabalho teve como objetivo investigar crenças sobre inteligência, esforço e sorte entre escolares do ensino fundamental. A amostra foi composta de 110 alunos de terceira, quinta e sétima séries de uma escola pública de Campinas. Os sujeitos eram de ambos os sexos e provenientes de famílias de nível sócio-econônico desfavorecido. Os sujeitos foram entrevistados individualmente e seus conceitos foram mensurados por questões abertas e fechadas. A inteligência foi concebida predominantemente como sabedoria. O esforço foi definido em termos de comportamentos relativos ao estudar. Já a sorte foi associada a ganhar ou achar coisas inesperadamente. Relações significativas entre as variáveis investigadas, idade, série escolar, gênero e repetência escolar dos alunos foram encontradas. Discute-se a importância de se conhecer e se compreender mais sistematicamente o desenvolvimento de crenças como inteligência, esforço e sorte em crianças brasileiras, dada a relevância dos mesmos para a psicologia escolar e a carência de estudos brasileiros nessa área.

Keywords : Crenças; inteligência; esforço; sorte; Ensino Fundamental.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese